No dia 22 de Junho pelas 21.30h, a cidade do Porto e o Hard Club irão receber os norte-americanos United Ghosts, em mais uma etapa da sua “Saturn Days Tour”, depois de passarem por Paris, Barcelona e antes de Londres, Liverpool e Berlin.
Serão os portugueses Tricycles a preencherem a primeira parte.
Os United Ghosts são oriundos de Los Angeles e nasceram em 2011, com as teclas de Sha Sabi, a guitarra de Axel Ray e a voz de ambos. Em 2013 lançaram o seu primeiro álbum, “United Ghosts”, a que se seguiu o EP “Dear Electric Sun”. Tiveram grande sucesso nas rádios, fizeram três tours pela Europa e conseguiram um contrato de permanência num dos principais venues de Los Angeles. Em 2017 mudaram de editora, assinando pela Cleopatra Records. O resultado foi o segundo álbum, “Saturn Days”, editado já na segunda metade de 2018, com excelente receção nos EUA e na Europa, onde foi alvo de especial atenção na BBC Radio 6.
O som da banda caracteriza-se por uma síntese inteligente de dreampop, psicadelismo e eletrónica, resultando em canções enérgicas e vibrantes, onde os opostos se fundem, fazendo recordar os conterrâneos The Kiils. A BBC 6 aplaudiu a originalidade da banda por demonstrar “o que o dreampop e o shoegaze têm a ganhar com a adição de elementos de eletrónica”. Já o site britânico Bearded Gentlemen Music elogiou “o equilíbrio entre momentos serenos e calmos com muralhas de ruído, algo que poucas bandas são capazes de fazer”. Já a revista Volume ouviu “Saturn Days” e concluiu que se trata dum “choque transatlântico entre válvulas clássicas de amplificador e eletrónica futurista” ou “o local onde as Raveonettes e os Primal Scream se encontram”, como referiu o programa de rádio The Big Takeover.